terça-feira, dezembro 05, 2006

Japoneses enfrentam frio para comprar novo videogame de Nintendo

O console Wii, da Nintendo, começou a ser vendido no Japão sábado, e foi recebido por milhares de entusiastas do videogame que passaram uma noite de inverno gelada em fila para garantir o direito de comprar a máquina.

"Meus amigos e família disseram que eu sou bobo. Não vêem a importância de correr à loja no primeiro dia quando será muito mais fácil comprar o produto dentro de pouco tempo", disse Junpei Ito, 24. "Mas ficar na fila é parte da diversão", disse Ito, um dos cerca de dois mil consumidores que formaram uma fila que cercava completamente a loja central da rede de varejo de eletrônicos Bic Camera, em Tóquio.

O Wii, que concorre diretamente com o PlayStation 3 (PS3) da Sony, e com o Xbox 360, da Microsoft, dispõe de um controlador dotado de sensores de movimentos que permite que os jogadores o usem como se fosse uma raquete de tênis ou espada, por exemplo.

A Nintendo, conhecida por personagens famosos de videogame como Mario, Donkey Kong e os Pokemon, colocou o Wii à venda por 25 mil ienes (216,60 dólares), no Japão, o que o torna o console mais barato entre os três rivais.

"A coisa mais fascinante sobre o Wii é o esquema de controle, a maneira de jogar... Agora o PS3 e o Xbox 360 estão à venda, mas o Wii é completamente diferente", disse Sam Thomas, 32, que também estava na fila diante da Bic Camera.

Thomas, vice-presidente de uma agência de colocação de pessoal no setor de videogames japonês, esperou nove horas na fila antes que a loja abrisse suas portas para a multidão de compradores do Wii, às sete da manhã do sábado.

Antes da abertura da loja, o estoque de cerca de três mil unidades já estava vendido, com mil unidades destinadas a compradores que encomendaram o console com antecedência e dois mil destinados às pessoas que estavam na fila.

Para o lançamento japonês, que aconteceu depois do lançamento norte-americano realizado em 19 de novembro, a Nintendo distribuiu ao varejo 400 mil unidades do console, total quatro vezes maior que o de PS3 distribuídos pela Sony ao comércio do país quando de seu lançamento, em 11 de novembro.

Fonte: Reuters